terça-feira, 8 de julho de 2008

Bem ou mal?


Antes de tudo quero deixar claro que é normal os personagens ganharem XP por completarem missões, eu particularmente avalio o quanto o grupo aprendeu e calculo isso em XP.

No mundo existem pessoas malvadas, neutras e boas. O sistema do D&D usa essa classificação para algumas magias e regras etc. Não achei nenhuma regra de XP baseado nessa classificação e por isso criei essa regra para favorecer também a interpretação.

Existem missões, objetivos durante o jogo, Objetivos como escoltar uma caravana. Esse tipo de objetivo não se encaixa em ser bom ou mal mas as ações enquanto a missão é desenvolvida sim. Por exemplo:

Durante o percurso seguindo uma rota desconhecida são emboscados por uma tribo de bárbaros que param a caravana e fazem perguntas.

(Mau) Um personagem mau vê que um dos bárbaros raquíticos tem em seu pescoço um colar de diamantes brutos e que valeria uma fortuna. Então ele começa uma briga onde resulta no combate de toda a caravana contra os Bárbaros, quando completar o objetivo de chegar a missão pode se dizer que cumpriram o objetivo. Isso Dara um bônus (+20%) de XP para personagens maus e uma perda (-40%) de XP para personagens bons caso tenham feito essa escolha.

(Bom) Personagens bom, honestos responderiam as perguntas, evitando o confronto entendendo a posição da tribo que na verdade a caravana que estaria invadindo o local e tentaria chegar a um acordo sempre usando o bom senso alem do mais os bárbaros ali não são pessoas malignas então um combate não é necessário. Isso daria um bônus (+20%) de XP para personagens bons e uma perda (-40%) de XP para personagens maus.

(Neutro) Personagens neutros podem calcular, decidir, eles estão em cima do muro. Podem matar os bárbaros assim como fazer um acordo com eles, em ambos os casos ele não recebera penalidade ou bônus de XP.

A % é referente ao bonus de xp da missão.

O objetivo é o mesmo mas são caminhos diferentes, isso favorece a boa interpretação não deixando apenas o alinhamento como enfeite. A classificação leal e caótico também são analisadas desse jeito. Claro que uma equipe tem vários alinhamentos por exemplo. Jogador 1 (bom) tenta negociar um acordo com os bárbaros e o jogador 2 (mau) ataca o bárbaro dono do colar. Claro que o jogador 1 não vai ser penalizado embora o resultado provável fosse o confronto. O que eu quero dizer é que depende das ações de cada um!

Mudar o alinhamento é normal durante a aventura, um personagem que pratique boas ações constantemente se for neutro ou ate mal pode virar a ser um personagem de alinhamento bom e o mesmo com o alinhamento mau. Neutros teriam um equilíbrio.

Nenhum comentário: